Taís Mahalem
Postado dia 31/03/2020
12:00

Companhias aéreas vão remarcar passagens sem custo

foto de um passaporte com bilhetes aéreos

Comprou uma passagem aérea, mas, em razão do novo coronavírus teve que reprogramar a viagem? Temos uma boa notícia para você! As companhias aéreas Azul, Gol, Latam, Passaredo e MAP vão remarcar os voos sem custo nenhum.

As novas regras valem para remarcação, cancelamento e reembolso, contanto que se mantenham os destinos de origem e chegada e o bilhete esteja dentro do período de validade – um ano após a compra. Já as passagens adquiridas para voos operados por companhias parceiras (codeshare e interline), programas de milhagem e voos fretados, não estão englobadas nessas regras.

A medida é válida para quem adquiriu bilhetes aéreos até a data da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta – entre companhias, governo e Ministério Público – e para voos entre 1º de março e 30 de junho deste ano, por uma única vez.

REGRAS

Por exemplo, quem comprou voo para a alta temporada poderá remarcar para o mesmo período. Agora, quem comprou voos para a baixa temporada e quiser mudar o voo para a alta temporada ou um feriado, terá que pagar a diferença de tarifa. O mesmo vale para troca de destinos (origem e chegada), a troca só será feita mediante cobrança de adicional tarifário.

A remarcação é intransferível para terceiros. E caso o trecho comprado não seja mais operado pela companhia, o passageiro poderá solicitar o valor do bilhete em créditos para compra de outros voos.

CRÉDITO

Quem preferir cancelar as passagens (nacional ou internacional), com voos entre 1º de março e 30 de junho de 2020, também não terá custo. O valor pago será transformado em crédito para compra de um novo trecho, com validade de um ano, a contar da data do voo original.

Para remarcar esse bilhete, a companhia poderá cobrar diferença tarifária. No caso de reembolso, poderão ser aplicadas multas e taxas contratuais. E o ressarcimento poderá ser feito em até 12 meses, de acordo com nova regra definida na MP 925.

SERVIÇO

Se o passageiro tiver qualquer problema com seu voo, ele precisa primeiro procurar os canais de atendimento da empresa aérea (telefone e online) para tirar dúvidas e fazer reclamações – que deverão ser respondidas em no máximo 45 dias.

Se o problema persistir, o passageiro pode acessar o site www.consumidor.gov.br e se manifestar sobre as companhias que operam no Brasil. Elas terão até 10 dias para responder as reclamações registradas.

Todos os segmentos de turismo estão se adaptando para atender os clientes da melhor forma possível. Assim, a remarcação vale também nos casos do seguro viagem da Coris. Com objetivo de minimizar os prejuízos dos passageiros, a empresa vai deixar os valores já pagos como crédito pelos próximos 24 meses.

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