Taís Mahalem
Postado dia 03/04/2018
12:17

10 fatos curiosos para os viajantes

Criança sentada em uma mala e olhando pelo binóculos

Conhecer novos lugares, pessoas e culturas são apenas alguns dos motivos que fazem os viajantes natos serem verdadeiros apaixonados por essa atividade tão revigorante. E foi pensando nisso que resolvemos montar esta lista repleta de informações curiosas para quem adora ser um “cidadão do mundo”.

1 – O maior castelo do mundo

Por mais que os contos de fadas impressionem pela criatividade na hora de mostrarem essas construções fantásticas, é em Praga, capital da República Tcheca, que o viajante encontrará o maior castelo de todos: o Castelo de Praga. Hoje, a fortaleza possui mais de 70 mil metros quadrados devido a diversas expansões realizadas durante os séculos.

2 – Riqueza linguística

Normalmente quando decidimos aprender um novo idioma, o inglês e o espanhol são as opções mais óbvias (e mais faladas). No caso do pequeno país Papua Nova Guiné, isso pode não ser o suficiente. São cerca de 820 línguas faladas neste território da Oceania.

3 – Arte requisitada

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o museu Louvre, em Paris. Por muito tempo ele foi o mais visitado do mundo, mas segundo o Themed Entertainment Association (TEA) o posto agora é ocupado pelo Museu Nacional da China, em Pequim. Seu acervo exibe quase um milhão de itens que contam boa parte da história do país e dinastias passadas.

4 – Ajustando o relógio

O Brasil possui quatro fusos horários devido às suas dimensões continentais. Achou muito? Nem dá para comparar com a França, que possui 12 fusos horários por conta de seus diferentes territórios pelo mundo como Guiana Francesa, Polinésia Francesa, entre outros.

5 – Viajando segurado

Apenas 14% dos viajantes contratam o seguro viagem para destinos internacionais. Este item é fundamental para garantir a tranquilidade durante o passeio. Nada melhor do que não se preocupar com gastos extras em casos de bagagem extraviada, problemas de saúde e, até mesmo, furto e roubo de aparelhos eletrônicos.

6 – Carente de visitas

Tuvalu é o país menos visitado do mundo. Localizado na Oceania, a pequena ilha com 25 km quadrados de extensão recebe apenas 2 mil estrangeiros por ano, mesmo com seu cenário paradisíaco e criminalidade praticamente inexistente.

7 – Até perder de vista

A praia mais extensa do mundo fica no Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande. Chamada de Praia do Cassino, ela entrou para o Guiness Book graças aos seus 250 km de extensão.

8 – Ilhas e mais ilhas

A Indonésia é o maior arquipélago do planeta, com 13.600 ilhas. No entanto, somente 6 mil delas são habitadas. A área total do país é quase a mesma da Austrália, com a única diferença de que boa parte é coberta pelo oceano Pacífico.

9 – Praticamente vazia

Na Croácia, a cidade de Hum também entrou para o Guiness Book, só que neste caso como a menos populosa do planeta. São apenas 23 habitantes e, com certeza, nenhum trânsito na volta do trabalho.

10 – Quente ou frio?

Oymyakon, na Rússia, teve o recorde de temperatura mais baixa em local habitado com -72,2ºC registrados em janeiro de 1926. Já Dalol, no norte da Etiópia, possui a temperatura média mais elevada, com 34,4ºC.

Artigos relacionados